Rios & Ruas

NOSSA METODOLOGIA

Pesquisa prévia

Levantamento de mapas históricos da região, análise e sobreposição de mapas analógicos e digitais, coleta de informações sobre o saneamento, abastecimento de água, macrodrenagem, revisão de publicações, história e geografia local.

Exploração de campo

Ida a campo para checagem das informações pesquisadas, conversas com moradores, organismos públicos e visitações a locais estudados para definição do roteiro final.

Sensibilização

Como contar a história de um rio, obter mapas para a criação de roteiros, formar guardiões dos rios nas comunidades e inspirar outras pessoas a se mobilizarem pelos rios são alguns dos temas abordados.

Expedição

Definição das paradas estratégicas ao longo do curso de um rio e treinamento na condução de uma expedição para despertar uma nova percepção socioambiental e um novo compromisso com a causa dos rios.

Oferecemos ações que integram conhecimento e experiências para sensibilizar pessoas a respeito da realidade dos rios esquecidos pela cidade. 

Rios & Ruas é uma iniciativa criada por José Bueno e Luiz de Campos em 2010

 

Luiz, geógrafo, trouxe sua experiência por mais de 15 anos como professor e pesquisador da temática dos rios urbanos. José, arquiteto e mestre em Aikido, trouxe a convicção de que a aprendizagem profunda, aquela que transforma nosso modo de ser, provém de uma experiência vivencial e emocionante.

 

O primeiro encontro entre os dois foi proporcionado por um amigo comum, Celso Sekiguchi, que percebeu que ambos tinham um grande interesse pela cidade, por pessoas e por inovação. Foi numa cafeteria, onde Luiz mostrou uma ilustração feita pelo geógrafo Aziz Ab’Saber, que José tomou contato com uma realidade que Luiz conhecia desde os tempos de faculdade: São Paulo esconde centenas de rios sob suas ruas. Soterrados e poluídos, mas vivos!

 

Instigado pela própria ignorância sobre a presença de tantos rios invisíveis na cidade, José quis saber se poderiam explorar in loco algum desses rios. Fizeram a primeira exploração, a partir de sua casa no Butantã. Munidos de alguns mapas, percorreram por alguns minutos as ruas sinuosas da Vila Indiana e descobriram juntos, sob um terreno abandonado, um pequeno olho d’água. Perceberam se tratar de uma das nascentes de um riacho que logo batizaram de Yquiririm – Rio Silencioso em tupi-guarani e nome de uma das ruas do bairro.

 

Assim nasceu a parceria entre José e Luiz. Conversar e se conectar física e emocionalmente com nossos rios – soterrados ou não – é a origem e o coração da iniciativa Rios & Ruas que seguirá seu fluxo promovendo e inspirando múltiplas ações para que milhões de pessoas descubram, vejam e queiram nossos rios limpos e livres. Será apenas uma questão de tempo vermos alguns rios e ruas convivendo em harmonia na cidade.

SOBRE NÓS

José Bueno  

Arquiteto e Urbanista pela FAU-USP e criador do Instituto Harmonia, Educação e Sustentabilidade. Atua há 20 anos como educador inspirado na filosofia do Aikido, arte marcial cujo propósito é a restauração da harmonia e do equilíbrio em situações desafiadoras. Trabalhou por dez anos como convidado especial nos programas de educação para executivos da Amana-Key. É um dos fundadores da iniciativa “Rios e Ruas” que busca trazer um novo olhar dos cidadãos para os rios escondidos de várias cidades do Brasil. Seu trabalho como arquiteto social é estimular pessoas para uma nova consciência por meio de experiências que integrem convivência entre gerações, aprendizagem vivencial e empoderamento criativo. Acredita que toda transformação é uma experiência corporal que emociona.

Luiz de Campos Jr.  

Associado-fundador do Instituto Futuro Educação e netweaver da Rede Românticos Conspiradores pela Educação Democrática, é co-criador da iniciativa Rios e Ruas. Tem formação nas áreas das Ciências da Terra, Educação e Comunicação. Trabalha profissionalmente com a temática dos “rios invisíveis” de São Paulo desde 1995, realizando pesquisas, coordenando cursos, oficinas e colaborando na produção de materiais paradidáticos e audiovisuais.