Grupo Santander – Palestra e Expedição no Centro de SP

Date
Category
Ações
About This Project

Grupo Santander – Palestra e Expedição no Centro de SP

O Programa Afubesp Qualidade de Vida participou da expedição Rios e Ruas para conferir essa informação.

A atividade, começou com uma apresentação sobre os rios – no total são 300 em toda a cidade – que foram soterrados pelo concreto das ruas. Um dos motivos para suas canalizações era evitar doenças por conta do lixo jogados em suas margens. O evento foi ministrado pelo geógrafo, que é graduado em Ciência da Terra e Socias, Luiz Campos Junior.

Na oportunidade, ele contou aos participantes do programa sobre a existência da nascente do Rio Anhangabaú, que pode ser vista a duas quadras da Avenida Paulista, atrás do Maksoud Plaza Hotel, na Rua Silva, descida da Rua Rocha, cujo nome é Saracura.

Depois falou sobre um rio, localizado na região do Ipiranga, no Jardim Botânico. “O rio Piraranguá ficou dentro de um tubo por 70 anos, até que deu problema, ficou velho e começou a vazar. Alguém falou que poderia descanalisar”, comentou geógrafo. O rio acabou sendo descanalisado, mas, para isso, foram gastos milhões de reais e muitos anos para chegar a sua condição atual. “Com a presença do rio e sua vegetação característica aumentou 50% a movimentação no Jardim Botânico em 2008”, declarou.

Além dos de São Paulo ele também falou sobre rios que foram descanalisados no mundo, usando como exemplo os da Coréia do Sul.

Ao final das explicações, o geógrafo levou os participantes para percorrer as ruas do centro de São Paulo e durante o trajeto apontou onde estão alguns deles escondidos na Rua 15 de Novembro, no Viaduto da Santa Ifigênia e no Viaduto do Chá.